Orientação
Curso Superior de Psicologia
INDIARA HOFFMAN
SAMIR MAHMUD JABR
TAHINÁ RICKEN
THUELI FONSECAH
ORIENTAÇÃO
CRICIÚMA
2012
INDIARA HOFFMAN
SAMIR MAHMUD JABR
TAHINÁ RICKEN
THUELI FONSECAH
ORIENTAÇÃO
Artigo apresentado ao Curso de Psicologia da Escola Superior de Criciúma como requisito parcial para aprovação na disciplina de Processos Psicológicos Básicos.
Professor: Sérgio Leonardo Gobbi.
CRICIÚMA
2012
ORIENTAÇÃO
Indiara Hoffman1
Samir Mahmud Jabr**
Tahiná Ricken***
Thueli Fonsecah****
RESUMO
Orientação é de extrema importância para o ser humano, pois, é algo básico para as atividades mentais. A capacidade de se situar com relação ao mundo, a si mesmo, a tempo e espaço torna uma pessoa orientada; Mas, quando a mesma apresenta dificuldades com algum aspecto citado acima, pode-se considerar com um tipo especifico de desorientação. Estudos comprovam que a desorientação começa com relação a tempo e somente após o agravamento da situação é que paciente se desorienta das outras funções. As desorientações ocorrem por muitos aspectos alguns deles quando o sujeito não consegue ter concentração necessária para integrar a cronologia dos fatos, ocorre, também, quando não consegue fixar à memória informações ambientais básicas e etc.
Palavras-chave: Orientação. Psicologia. Funções Psíquicas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 04
3. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho que foi desenvolvido o tema orientação, poderá ser percebido que existem várias formas de estar orientado como a orientação espacial, temporal, entre outras, mas que também existem tipos de desorientação e essas podem causar em muitos casos patologias psicológicas ou físicas.
2. Orientação
É a capacidade que o individuo tem de situar-se a si mesmo, ao meio