Orientação Vocacional
A orientação vocacional é o processo de fazer o indivíduo descobrir e utilizar suas habilidades naturais e conhecer as fontes de treinamento disponíveis, afim de que consiga alcançar os resultados que tragam o máximo proveito para si e para a sociedade.
A partir dessa definição podemos perceber que o momento da escolha profissional é um momento complexo na vida de uma pessoa que ao optar por uma carreira, o sujeito busca conciliar suas idealizações pessoais com as demandas do mercado e as expectativas das pessoas que compõe o seu universo representacional. Entretanto, nem sempre essas três perspectivas convergem em uma mesma direção e muitos conflitos surgem no momento da decisão.
Pensando nisso, iremos realizar alguns encontros com alunos do Ensino Médico, onde serão trabalhadas questões sobre adolescência, escolha profissional e mercado de trabalho.
Pois, sabe-se que a adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto; é nesse contexto conturbado que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida (Muller, 1998).
No inicio da adolescência, o jovem sente-se descompromissado com o seu projeto de vida, vivendo, muitas vezes, a ilusão, a fantasia e o sonho, mas, ao passo em que vai conquistando sua própria identidade e compreendendo suas próprias singularidades, tem a necessidade de definir-se, conhecer-se e de escolher sua profissão com base na sua realidade pessoal e sociocultural (Golin, 2000).
Cabendo assim a Psicologia de Orientação Vocacional o objetivo principal de proporcionar a possibilidade das pessoas conhecerem suas capacidades e competências, necessidades, interesse e expectativas, para que realizem suas próprias construções de projetos de vida, não somente em relação a uma escolha profissional, mas também sempre que for necessário.
OBJETIVO O objetivo deste trabalho a partir dos encontros que