Orientação sexual
Francini Alves Godoi
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia– Prática Educativa Módulo III
02/07/2012
RESUMO
A educação sexual é uma área de conhecimento marcada por polêmicas e criticas moralista. A sexualidade está presente em todo contexto onde o sujeito esta inserido. A formação integral do mesmo se da pela própria evolução da sociedade (cultura, família, escola, comunidade...). E é a partir dessas noções básicas que proponho nesse trabalho uma definição integradora de conceitos simples e claros de vivencias de uma educação sexual compreensiva que respeite valores e a dignidade humana, rompendo preconceitos moralistas e tabus. O conceito de sexualidade proposto vem promovendo uma mudança de paradigma existente na sociedade e no âmbito escolar.
Palavras-chave: educação, paradigmas,conceitos, sexualidade;
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei falar sobre os paradigmas da educação sexual existentes na sociedade contemporânea e seus reflexos na educação, principalmente nas escolas. Este que é um assunto que ultrapassa fronteiras disciplinares e de gênero, um assunto para ser abordado na sala de aula por diferentes especialistas da escola e que também é tema de livros didáticos.
Dentro dos temas transversais serão desenvolvidos comentários sobre a orientação sexual. Assunto este que com todos os seus componentes explícitos e implícitos, acontece plenamente em todos os grupos sociais, em todas as épocas, em todas as culturas, e se expressa em diferentes paradigmas que se refletem em todos os segmentos e organizações sociais, dentre elas a escola.
1 CONCEITO DE SEXUALIDADE
Sexualidade é um termo que engloba inúmeros fatores e raramente se encaixa em uma única definição. Não existe apenas um modelo padrão do que se possa chamar de educação sexual, porque é a partir da história pessoal e da aprendizagem social que se constroem as concepções sobre tudo,