Orientação para o Mercado
Estratégia de comunicação nos dias atuais
As crises dentro das organizações são cada vez mais constantes, ou seja, as mudanças fazem parte das políticas e da cultura organizacional de uma forma permanente e definitiva para a sua inclusão no mercado, pensando desta forma como podemos gerenciar uma organização utilizando estratégias de comunicação, que perpassa entre a identidade, imagem e reputação.
A identidade, imagem e reputação, são importantes para o desenvolvimento e o posicionamento da organização. Consequentemente são importantes, também, para o gerenciamento de conflitos e crises. Para isso, esses conceitos devem ser trabalhados e gerenciados pelos gestores da organização, com o objetivo de alcançar o êxito profissional, em que a conquista de uma boa reputação e uma imagem favorável. Para ter uma reputação estável a organização tem que estar alinhada entre discurso institucional e a prática organizacional, lembrando que perpassa os conceitos de identidade e imagem. Para obter uma boa reputação a organização precisa primeiramente trabalhar a sua identidade, que é por meio do uso adequado de símbolos, logotipo, slogans e comunicação, os quais são criados e utilizados como instrumentos para guiar um alto nível de conscientização sobre o que a organização deseja expressar a identidade a grupos internos e externos de seu relacionamento. Assim, a reputação é construída ao longo dos anos e tem como base as ações e o comportamento da empresa.
A imagem é diferente da reputação. A imagem é a opinião mais recentes que o público tem da organização.
Acredito que para gerenciar uma organização através da comunicação é preciso trabalha para o fortalecimento da reputação e da imagem de uma organização, busca oportunidades para agregar novos valores e novas atitudes, despertar para soluções criativas dos problemas explicitados, almejando a eficácia comunicacional entre organização e seus clientes.
REFERÊNCIAS