Orientação educacional
A dimensão filosófica destaca três pontos principais do processo que são: aluno, professor e desenvolvimento do processo em si. Essa dimensão permite questionar quem é o aluno que formamos que concepção de homem tem para essa formação, o que se espera, na escola que esse aluno, como pessoa, seja capaz de obter. Para Saviani, são quatro as concepções fundamentais da Filosofia da Educação: * A concepção humanista tradicional, na qual o homem é encarado como constituído por uma essência imutável, cabendo a educação conforma-se a essência humana. * A concepção humanista moderna na qual esboça-se uma visão de homem centrada na existência, na vida e atividade; * A concepção analítica, que não pressupõe explicitamente uma visão de homem nem de um sistema filosófico geral, propõe fazer uma analise logica da linguagem educacional; * A concepção dialética, que apresenta o homem como um ser concreto, como “ síntese de múltiplas determinações”.
A dimensão social
Tem como objetivo a socialização de seus alunos e deve preparar os indivíduos para futuras, ações na sociedade e deve promover a socialização de processos produtivos de bens materiais e espirituais e outros. Antigamente a escola era vista como condição de ajustamento do homem as exigências da vida moderna: urbanização diferente modalidades de trabalho na indústria, no comercio etc.
A dimensão social da escola interpreta a educação como uma serie de praticas de produção da vida social: Preparação dos indivíduos mais jovens para a ação futura na sociedade, transmissão da herança cultural e de novas formas de trabalho e socialização de processos produtivos de bens materiais entre outros. A escola deve ter participação da produção de novos valores, da difusão e socialização de conquistas sociais, econômico e cultural dos grupos com os quais está comprometida.
Dimensão politica
Envolve o