Historia de jean piaget
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Em um contexto de guerra consegue conclui os estudos e ingressa na Faculdade de ciências naturais. Em 1924 casa-se com Valentine Châtenay ,com quem tem 3 filhos.A partir daí através da minuciosa observação de seus filhos, através desses estudos ele resolve estudar o raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental e o chamou de ajustamento progressivo do saber. Jean nunca atuou como pedagogo, teve suas investigações de epistemologia genética um desenvolvimento natural de uma criança, que para ele passava por (4) quatros períodos, O estagio sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório),operatório concreto,e operatório formal, Estudar o raciocínio lógico-matemático foi uma grande contribuição para a educação, mas seus estudos fizeram a entender que a transmissão de conhecimentos são fases limitadas, durante o crescimento.
Por um lado não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda tem condições de absorver, por outro mesmo tendo condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.O conhecimento se dá pelas descobertas que a própria criança faz.
Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas á aprendizagem. Foi morar na cidade de Zurique em 1918 onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clinica de psiquiatria. Estudou psicopatologia na Universidade de Sarbonne na França.
Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais, no ano de 1921 escreveu suas principais teorias pedagógicas, as idéias de Piaget estão presente, em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos pegar um.
Ele fala em formar cidadãos que tem que refletir sobre o que estão lendo, pegar