ORIENTAÇOES EVENTOS
CONCEITO
Entre as diversas atividades que contribuem para a divulgação e consolidação da imagem institucional e comercial de uma empresa, encontra-se a organização de eventos. Trata-se de uma atividade que tende a crescer, pois apresenta um índice custo/benefício reconhecidamente vantajosos, além do grande proveito que traz para a relação da empresa com clientes, fornecedores, mídia e público em geral.
Ao abordarmos este assunto é importante esclarecer o que se entende por cerimonial, protocolo e etiqueta.
CERIMONIAL: É o conjunto de diretrizes preestabelecidas que precisa ser conhecido e observado em evento oficiais ou especiais, sendo o indicador de como as pessoas devem se comportar no convívio social formal.
PROTOCOLO: É o complemento das normas previamente fixadas pelo cerimonial e adequadas para o estabelecimento de contatos sociais, tanto por organizações públicas quanto privadas, contendo indicativos para facilitar o convívio formal em sociedade.
ETIQUETA: É o fenômeno da cultura popular com características de cordialidade e hospitalidade ligadas as normas de comportamento pessoal.
FUNÇÕES DO ORGANIZADOR
As atividades principais que cabem ao organizador são: assessoria e consultoria, planejamento, execução e avaliação. Cada uma dessas atividades compreendem atividades menores como segue:
Assessoria e consultoria
Sugere à alta administração políticas para os setores da organização que trabalham com a opinião pública, de relações industriais e políticas no tratamento com os diversos setores da opinião pública.
Pesquisa
Realização de levantamentos que entende necessários para respaldar o seu trabalho, como: pesquisa de opinião e análise de resultados, definição dos públicos de interesse da organização, elaboração de calendários de eventos, detecção de situações da organização que possam afetar o seu conceito junto á opinião pública.
Planejamento
Elabora planos, programas e projetos de relações