orientacao
PROFISSÃO CONTÁBIL
Osvaldo Américo de Oliveira Sobrinho
Professor Universitário osvaldo.sobrinho@hotmail.com Sérgio MassaoYukishita
Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis
1.INTRODUÇÃO
A área contábil está passando por várias mudanças, o processo de escrituração contábil, antes feito manualmente, foi substituído pelo mecânico e, logo em seguida, pelo eletrônico. Com o avanço da era digital, está surgindo o SPED – Sistema Público de
Escrituração Digital, que tem como finalidade a substituição dos livros contábeis e fiscais por livros de escrituração em versão digital. É possível encontrar artigos referentes a esse assunto e sites de órgãos públicos e outros sites relacionados com o projeto.
O objetivo deste trabalho é de mostrar quais as mudanças que estão ocorrendo a partir da implantação do SPED e como as empresas estão se adequando a esta nova realidade. Será discutido e colocado a mostra, os benefícios com a sua implantação.
Esta pesquisa utiliza-se de métodosbibliográficos, “Severino (2000), entre outros, importantes diretrizes para o êxito na pesquisa bibliográfica, no que se refere à leitura, análise e interpretação de textos”, realizada em fontes primárias como: mídias virtuais presentes em sites de órgãos públicos, leis federais relacionadas com a escrituração contábil, fontes secundárias como: livros de teoria da contabilidade, contabilidade geral e sistema de informação contábil.
Palavras-chave: Escrituração, Arquivo, Digital.
2. A Contabilidade e o Sistema de Informação
Segundo Franco (2008), “a contabilidade é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer aos seus usuários informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica”.