Orientac o es para os Professores 1
Olá, Professor,
Muitos de vocês estão habituados a gravar suas vídeoaulas com recursos próprios (câmeras, celulares). E mesmo os que gravam conosco, na EAD, têm algumas dúvidas de como proceder. Por esta razão, preparamos algumas orientações que podem auxiliá-los nessa tarefa.
1. Antes de Começar:
1. A primeira coisa a fazer é preparar o plano de aula.
Por se tratar de uma filmagem, vamos chamar de escaleta. A escaleta é o esqueleto do roteiro. No caso de um filme, é a ordem e descrição das cenas sem os diálogos. No nosso caso, um breve esquema de tópicos na ordem em que serão apresentados já é suficiente.
PLANO DE AULA = ESCALETA
2. Definidos os tópicos que serão abordados, pense no conteúdo.
Como você vai explicar o assunto? O que vai dizer? Uma maneira prática de resolver isso é preparar um texto-guia. Marque o tempo que deseja para sua aula e digite como se falasse para os alunos. Sem interrupções. Depois, é só rever o texto e observar se esqueceu algum dado importante, se tem alguma palavra muito complexa ou se o conteúdo está pouco claro. Feitas as correções, o texto - guia está pronto. Ou se você preferir grave um áudio com o conteúdo da aula.
O ideal é enviar esse texto (ou áudio) para as roteiristas revisarem e fazerem os ajustes necessários.
Você não precisa decorar o texto. Afinal, é um assunto que você domina. Caso você prefira gravar na EAD, com o recurso do teleprompter (veja abaixo), esse texto poderá ser lido durante a gravação.
3. Veja que recursos extras você quer inserir no seu vídeo.
Desenvolvidos os tópicos, pense no que pode ser pontuado visualmente como informação complementar aos seus alunos. Portanto, para cada tópico, descreva quais imagens, vídeos, informações textuais ou outros recursos visuais podem ser inseridos respeitando-se o padrão visual das videoaulas abordados no vídeo dos formatos. (É necessário que essa solicitação seja feita respeitando-se os padrões já definidos e exemplificados no