Orienta O De Pesquisa De Mercado
1. Escreva uma carta explicativa, para acompanhar o questionário, expondo porque e pra quem esta sendo conduzida a pesquisa, mostre a importância, informe o que fazer com o questionário preenchido, explique à pessoa a necessidade do preenchimento, para que tenha uma amostra representativa. Disponibilize um resumo antecipado dos resultados. Ao final não se esqueça de um “Muito Obrigado”
2. Faça uma boa diagramação para ajudar no entendimento das pessoas e auxilia na entrada dos resultados em programas de computador.
3. Cada questionário deve ser examinado de acordo com termos de capacidades. Questionários longos e não relacionados a área de interesse da pessoa que responde, correm o risco de alta taxa de falta de resposta ou de erros nas respostas.
4. A redação das questões constitui uma grande fonte de erro. Por isso:
Seja breve e use linguagem simples.
Evite ambiguidades.
Leve em conta a capacidade de a pessoa saber responder com precisão.
Não conduza a resposta nem faça suposições pouco seguras.
Leve em conta as convenções sociais, ou seja, cuidado com questões pessoais, embaraçosas ou que reflitam prestígio.
Tenha em mente a ordem que são feitas as questões; forneça uma sequência lógica e garanta que não seja introduzida tendenciosidade:
Verifique se não estão escondidas várias questões em uma única, o que confundiria a resposta (e a análise do resultado) ou se as questões não simplificam demais os fatos.
Evite questões hipotéticas.
Deixe claro se o que você quer é uma visão geral ou pessoal.
Seja claro nas perguntas sobre frequência.
Seja cuidadoso sobre a tendência à aquiescência – isto é, a tendência de a pessoa concordar com o entrevistador.
5. Preste atenção aos erros de respostas que podem surgir devido às características do entrevistador: Exemplo, Respostas dadas por pessoas do sexo masculino para entrevistadores predominantes do sexo feminino, podem ser não “aceitáveis” por serem interpretadas