orgãos do corpo
Outra característica exclusiva das borboletas é a espirotromba , uma espécie de tubo comprido enrolado, que podes esticar para sugar néctar e outros líquidos dos quais se alimentam.
Como todos os insetos, possuem o corpo dividido em três partes:cabeça, tórax e abdome.
Na cabeça se localizam os órgãos dos sentidos; a visão e o olfato são os mais importantes. Os odores são percebidos através das antenas, que têm formas muito diferentes, dependendo da espécie.
Seus grandes olhos compostos, com múltiplas facetas, são capazes de captar a luz ultravioleta.
No tórax possuem seis patas delgadas e dois grandes pares de asas.
Para poder voar, as borboletas precisam atingir uma determinada temperatura. As espécies diurnas captam calor estendendo suas asas ao sol, enquanto as noturnas fazem vibrar as asas antes de alcançar voo.
São conhecidas mais de 140.000 espécies de borboletas, que vivem espalhadas por quase todo o mundo.
As Borboletas são encontradas em quase todo o planeta terra cidades, campos, bosques, florestas e também nas montanhas como o Himalaia com exceção da Antártida e de alguns desertos áridos. As Borboletas são animais de sangue frio, por isso nos trópicos (as regiões situadas entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio) são encontradas as maiorias das espécies de Borboletas, porque são regiões de clima quente.
As borboletas, com exceção de locais como alguns desertos áridos e a Antártida, podem ser encontradas por quase todo o planeta terra. São consideradas animais de sangue frio e têm preferência por regiões de clima quente. É por esta razão que a maioria das espécies de borboletas são encontradas nos trópicos.
Outros fatores determinantes para as borboletas são relativos à sua fonte de alimentação e às condições ambientais da