Organograma
É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema. Uma plataforma organizativa que ademais define a função a ser desenvolvida por cada um dentro desse sistema organizativo.
Se pode perfeitamente pensar que a realização de um organograma é fácil, porém o organograma está envolvido em uma metodologia e consiste em construir uma base sólida de planejamento estratégico. Também pode e deve ser modificado de acordo com as variações que venham a existir na organização de uma instituição. Se existe mudanças em alguns setores de uma organização, essas mudanças dever refletir-se integramente no organograma.
Envolvem todos os tipos de serviços e diversas situações numa nuvem de informação. Todos os pontos de um organograma podem ser perfeitamente organizados para aportar o maior numero de informações possíveis. Um símbolo de qualidade organizativa em todos os âmbitos.
Tanto faz se a instituição é grande ou pequena. Um organograma transmite organização e gera confiança dentro de uma empresa, já que, com essa representação gráfica, cada uma das pessoas, departamentos e cargos que aparecem nele, devem saber e executar suas funções de acordo com o que reza esse gráfico de alto valor organizativo.
O organograma gera confiança e transmite as informações que devem ser conhecidas por todas as partes envolvidas no gráfico, deve revelar com fidelidade todos os movimentos reais de uma empresa.
Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum por volta de 1856, quando este administrava ferrovias nos EUA. Desde então o