Organograma Comercio Exterior
Não posso ser tão taxativa ao ponto de dizer que não temos uma identidade latino-americana... A História está ai para nós mostrar que houve sim um processo de amadurecimento, um processo histórico de forças sócias internas e externas, de imigrações, a "ideologia forçadas”.
A identidade latina - americana nada mais é que uma junção, uma diversidade, um todo... Temos negros, índios, alemães, asiáticos, italianos, português, turcos entre outros, se pensarmos que cada um dessas raças trouxe consigo um pouco da cultura de sua ideologia, no final temos o que? Uma salada mista.
Só não podemos generalizar... No Brasil existem 26 Estados e o DF, em cada um desses estados estão marcados por imigrações de diferentes lugares do mundo, sendo assim cada Estado predomina um aspecto cultural. Cada região adaptou-se a forma que mais convinha num certo momento da historia, houve desigualdades regionais, o desenvolvimento deu-se diante das circunstancia do atual contexto de cada região, um povo marcado por sua raça, cor, crença foi explorado e mau trato, a America – Latina se reinventou muitas e muitas vezes.
Houve uma época onde quiseram padronizar toda essa “diversidade" Foi onde a verdadeira Historia Nacional foi prejudicada e escondida, uma das grandes características do Brasil e a diversidade, somos um país que não canta num tom só, são varias vozes de diferentes lugares, alguns imitam outros criam, nossa democracia é frágil, existem camadas sociais desfavorecida, uns se prevalecem mais que os outros, mas isso é a América - Latina.
Isso não desfavorece... E sim dá uma grande vantagem, como diz no livro da atividade “America Latina e Sustentabilidade" As grandes nações têm como verdadeiras riquezas o fruto da diversidade a capacidade de conviver com a diferença, pois as sociedades fechadas tendem ao enfraquecimento. Se analisarmos bem essa frase, será que não