Manual do Estagiário
2013
Ciências Contábeis
2
SUMÁRIO
4
1 O QUE É O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis, instituídas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005, o Estágio Curricular Supervisionado é um “componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do formando”
Inclusive, a própria resolução nº 4 estabelece que cada IES deve aprovar seu regimento, com suas diferentes modalidades de operacionalização. Desta forma, o Colegiado do Curso de Administração da FACECA, baseado na legislação específica, estabelece que o Estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Portanto, o estágio supervisionado constitui-se um trabalho de campo, cujas atividades práticas são realizadas a partir de uma fundamentação teórica adquirida, previamente ou simultaneamente, durante o curso sendo, portanto, uma complementação e enriquecimento da formação acadêmica do aluno.
O Colegiado do Curso de Administração da FACECA acredita que, do lado da empresa, esta pode obter muitas vantagens com a utilização de estagiários, pois esses chegam com uma bagagem teórica e com muita vontade de aliá-la à prática para desenvolver os seus trabalhos. Apesar de não existir vínculo empregatício entre a empresa e o estagiário, sua relação é regida por legislação especial.
5
2 O ESTAGIÁRIO – ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
2.1 Quem é o estagiário?
É o aluno devidamente matriculado no Curso de Administração ou Ciências Contábeis, que:
a) exerce atividades profissionais relacionadas com o seu curso, como