organizações e normas
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
AUDIOLOGIA CLÍNICA
INCIDÊNCIA DE PERDA AUDITIVA INDUZIDA
POR RUÍDO EM TRABALHADORES DE UMA
FÁBRICA
VIVIANE PACHECO SANTANA DE BRITO
GOIÂNIA
1999
CEFAC
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
AUDIOLOGIA CLÍNICA
INCIDÊNCIA DE PERDA AUDITIVA INDUZIDA
POR RUÍDO EM TRABALHADORES DE UMA
FÁBRICA
Monografia de conclusão do curso de especialização em
Audiologia Clínica
Orientadora: Mirian Goldenberg
VIVIANE PACHECO SANTANA DE BRITO
GOIÂNIA
1999
RESUMO
O mundo atualmente é um lugar extremamente ruidoso. Este ruído atua de forma indiscriminada no ser humano. As conseqüências no organismo são muitas, dentre elas, encontra-se a PAIR ( Perda Auditiva Induzida Por Ruído ). Este trabalho teórico-prático enfocou a PAIR, suas causas e conseqüências tanto físicas quanto psicológicas, em trabalhadores de uma fábrica de refrigerantes situada no estado de Goiás.
Foi observado o resultado de 320 audiometrias, com intuito de estabelecer um parâmetro do quanto está presente a PAIR na realidade desta fábrica.
Através dos resultados obtidos neste estudo, fica evidente que o ruído é um dos fatores que contribuem para que ocorram alterações e/ou perdas auditivas nos trabalhadores.
A falta de informações, provavelmente, tem uma grande influência neste alto índice de alterações nos achados audiológicos. Não existe na fábrica um trabalho educativo eficaz que focalize as causas e conseqüências do ruído, e se verifica a presença de outros fatores que interferem na saúde do trabalhador, os quais poderiam ser quase que completamente evitados.
Somente quando os responsáveis pelas fábricas começarem a se conscientizar que o trabalhador deve ser visto como um todo, poderão então, prevenir, evitar e tratar as possíveis alterações tanto físicas quanto psicológicas, permitindo então que os trabalhadores possam atuar de forma plena em sua função. ABSTRACT
The world