Organização
Esta função proporciona a estrutura formal através do qual o trabalho é definido, subdividido e coordenado. Há várias formas de se visualizar a organização, de fato, diversas dessas formas resultam na função planejamento. Dentro desta função acumula-se o sistema em dois níveis: 1° - os relacionamentos autoridade-responsabilidade entre os presentes e os futuros membros da empresa, o estabelecimento de grupos de trabalho, proporcionar as atividades intergrupais; 2° - é necessário acumular fábrica, maquinaria e equipamento, capital, e a mais recente tecnologia, dispondo-as da maneira que seja mais produtiva. A organização, portanto, busca a integração dos recursos financeiros, físicos e humanos em um esquema produtivo global.
De outra forma, Organização pode ser considerada o todo institucional, formado pelos diversos recursos disponíveis, foco do estudo da teoria estruturalista, onde a organização é vista como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais. Serve de base para o estudo da escassez de recursos e para a melhor forma de alocar esses recursos.
Ainda podemos dizer que Organização é uma Instituição ou Associação com objetivos pré-definidos.
Os Sistemas (do grego: sun= com e istemi= colocar junto) podem ser conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos e/ou técnicas que, trabalhados, geram informações necessárias ao processo decisório da Empresa.
É um conjunto de partes que agem de forma mútua e são interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Podem ser considerados o núcleo central ou foco de estudo