Organização
Brainstorming:
Técnica para reunir rapidamente ideias provenientes de membros de uma equipe sobre um tópico particular. Uma das características principais de um brainstorming eficaz diz respeito ao fato de todos serem encorajados a falar sem qualquer tipo de análise, discussão ou crítica para que as ideias venham à superfície.
É uma forma colectiva de geração de novas ideias através da contribuição e participação de um grupo. Partindo do princípio de que um grupo tem mais hipóteses de gerar ideias do que um só individuo. Trata-se de um método importante que permite desenvolver pensamentos criativos e ideias promissoras.
Cultura organizacional:
É constituída pelas normas, valores e práticas que caracterizam uma empresa e a tornam única. Assim, trata-se do principal fator responsável pelo desenvolvimento do sentido de unidade e participação colectiva. Por muitos gurus é considerado como o grande segredo responsável pelo sucesso das empresas com melhor performance a longo prazo.
As pessoas têm uma capacidade de adaptação única, sendo capazes de, devidamente motivadas, obterem uma adaptabilidade quase permanente a novas situações complexas.
Gerir pessoas é uma tarefa árdua, pois, tratando-se de seres livres e adultos, autónomos e responsáveis, são quase impossíveis de gerir.
Todavia, as pessoas têm recursos emocionais, motivacionais, capacidades, características de personalidade, conhecimentos, experiências de vida, competências, que de forma mais ou menos voluntária disponibilizam ás empresas e ás organizações. Deverão ser por isso utilizadas técnicas, sistemas e metodologias que devem estimular as pessoas para a disponibilização desses recursos.
Neste processo sistémico, a disponibilização desses recursos depende do clima organizacional e se este não for apropriado, impede a disponibilização desses recursos