Organização
INTRODUÇÃO................................................................................... 04
1. Histórico da Empresa................................................................... 05
2. Contexto..................................................................................... XX
3. O Programa: “Organization 2005”................................................
4. Reestruturação Mal – Sucedida: Por quê?.....................................
5. Conclusão
6. Anexos
INTRODUÇÃO
Toda mudança organizacional tem como objetivo principal a busca de maximização de resultados. Entretanto, traz consigo grandes desafios a serem superados, tais como: realocar pessoas, manter a inteligência da empresa e o desafio da coordenação dentro dessa nova estrutura. A ausência de coordenação, sob esse aspecto, pode ferir processos, códigos de conduta e sistemas de comunicação inerentes à estrutura prévia, o que pode gerar ineficiências e, no pior dos casos, a falência dessa nova estrutura.
No presente trabalho, serão discutidos os principais temas a serem resolvidos como, por exemplo, comunicação e coordenação.
Vamos mostrar que mudanças estruturais são necessárias para que as empresas cresçam e prosperem, mas que essa é uma tarefa árdua e muito difícil de realizar e por isso, muitas vezes, não ocorre como deveria.
Nesse contexto, o estudo abordará um programa de reestruturação denominado “Organization 2005” lançado pela Procter and Gamble (P&G) no final da década de 1990 e focará nos seguintes aspectos:
* Processos - Padronização dos processos de trabalho para acelerar o crescimento; * Cultura - Renovação da cultura organizacional; * Estrutura - Redução da hierarquia visando acelerar o processo de decisão e; * Pessoas - Redirecionamento e/ou realocação da força de trabalho para redução de custos.
Tendo como base os tópicos elencados acima, vamos descrever, na ótica do grupo, quais foram os