Corrosão estrutural
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL – PAULO DE TARSO
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
CORROSÃO EM ESTRUTURAS
1. INTRODUÇÃO 3
2. CORROSÃO em ESTRUTURAS 4
2.1 Corrosão Química 4
2.2 Corrosão Eletroquímica 5
3. TIPOS DE CORROSÃO 5
3.1 Corrosão Uniforme 6
3.2 Corrosão Galvância 6
3.3 Corrosão Erosão 6
3.4 Corrosão por frestas 7
3.5 Corrosão em ranhuras 7
3.6 Corrosão por Pits ou Alveolar 7
3.7 Corrosão Filiforme 8
3.8 Corrosão por pontos 8
4. PROVÁVEIS CAUSAS DA CORROSÃO 8
5. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO 10
6. eSTRATÉGIA DE AÇÃO 11
7. pLANO DE aÇÃO 12
8. cONCLUSÃO 13
9. rEFERÊNCIA bIBLIOGRÁFICA 14
1. INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos, os profissionais de engenharia têm se deparado cada vez mais com o problema da corrosão nas armaduras das estruturas de concreto armado. O diagnóstico e a justificativa de uma estrutura corroída não e simples nem direta, e isto se dá devido às variáveis que intervêm no processo corrosivo terem origem em diferentes fontes.
Corrosão é um conceito químico conhecido e usualmente empregado no cotidiano. Apesar de ser comumente associado aos metais, este é um fenômeno muito mais amplo e também ocorre com materiais não metálicos.
Devido aos seus diversos tipos, esse processo está presente em diferentes situações, sempre associado à redução da vida útil de um determinado bem.
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar os principais aspectos da corrosão e alguns métodos de prevenção.
2. CORROSÃO EM ESTRUTURAS
De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-vermelhada que se forma em superfícies metálicas. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como o concreto por exemplo.
A