Organização
Muitas organizações não têm uma noção clara dos passos a seguir e das providências que devem ser tomadas. Outras não estão certas das decisões a tomar a respeito da sua estruturação por processos e podem beneficiar-se com uma adequada organização dos processos, fazendo as empresas ter uma definição melhor no gerenciamento dos serviços, conforme descreveremos na ordem de prioridade os processos; Sociedade, mercado, organização, departamento, setor, cargo e indivíduo.
Vivemos num mundo cada vez mais competitivo, onde os mercados transcendem fronteiras, as empresas passaram a preocupar-se não somente com questões técnicas da qualidade, mas também com o potencial humano, criativo e inovador de seus colaboradores. A cada dia as empresas estão ficando mais conscientes da importância do fator humano como ferramenta estratégica que agrega um grande valor à empresa. Com isso os processos de negócios estão relacionados com o funcionamento das organizações e às vezes não respeitam limites estabelecidos pelos organogramas.
A forma de agir das empresas foi transformando-se a cada dia. Da gestão centralizadora vertical, baseada no organograma, para aquela que tem flexibilidade, horizontalidade e interação entre as áreas. A gestão por processos é o melhor caminho para a organização, pois proporciona um valor maior aos seus clientes.
Ultimamente muito do lado humano da gerência se resume em dominar as habilidades e as técnicas para motivar as pessoas que fazem parte da organização, visando a uma equipe de trabalho mais eficiente, com funcionários produtivos, que amem seu trabalho. A maioria dos gerentes reconhece duas maneiras de fazer com que os funcionários façam as coisas bem feitas, uma é com punições se não fazem o que deveriam fazer, são punidos, com advertências, repreensões, rebaixamentos, demissões. E outra é com recompensas. Quando cumprem os objetivos os funcionários são recompensados com dinheiro, prêmios e reconhecimento e