Organização
Luscileida Luiza Francisco
Paulo Régis
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Processos Gerenciais – Prática do Módulo I
31/05/2012
RESUMO
A organização é o modo como se organiza o sistema. É do planejamento que se atinge a organização e a desenvolve pelas diversas categorias de “Com-mando” e/ou “ mando-com”, segundo Fayol, facilitando dessa forma, pela consecução de diversos objetivos dessa organização, o alcance final de um objetivo fim, que é o cerne da organização. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar os diversos objetos, documento e informações.
Palavras-chave: Organização linear, organização funcional e organização linha-staff.
1 ORGANIZAÇÃO
Em Administração, organização tem sempre a necessidade de dois sentidos:
1.1 Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivo. Exemplo: empresas associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. Ou seja, a organização de uma empresa determina o que fará cada integrante para alcançar o objetivo coletivo, do grupo.
1.2 Modo como foi estruturado, dividido e seqüenciado o trabalho, ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos divididos e seqüenciados (geralmente um ORGANOGRAMA) necessários para se realizar um trabalho, no FLUXOGRAMA derivado daí.
O Segundo Maximiano(1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, Por meio de uma organização torna-se possível alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa, Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.
O Uma organização é formada pela soma de pessoas, amparadas pelas máquinas e outro equipamentos que facilitam o trabalho, capitalizando-o e/;ou tornando-o