Etnocentrismo
Para o estudante de ciências jurídicas, sobretudo ao que deseja ser um profissional ético, tal conhecimento é fundamental. Como operador do Direito, ele terá em suas mãos o poder de contribuir para a diminuição das injustiças sociais, de garantir direitos para aqueles que representam “o lado fraco da corda”, para os que foram, durante séculos, oprimidos por uma sociedade autointitulada superior, tanto material quanto moralmente.
Etnocentrismo é um conceito antropológico, segundo o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referências e padrões adotados pelo grupo social ao qual o próprio indivíduo ou grupo fazem parte. Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.
O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos