Organização e Estrutura Social
Cultura e Sociedade
O conceito de estrutura social é um recurso analítico que serve para compreender como os homens se comportam socialmente. As relações sociais, de importância crucial para o comportamento dos membros da sociedade, constituem a essência do conceito de estrutura de tal sorte que, se estas relações não operassem a sociedade não existiria sob essa forma.
Esta discussão da noção de estrutura social leva às questões com que os antropólogos lidam na tentativa de apreender as bases das relações sociais humanas. Permite, também, esclarecer dois outros conceitos, função social e organização social, os quais são tão importantes como o de estrutura social.
Cada ação social pode ser pensada como tendo uma ou mais funções sociais.
Função social pode ser definida como sendo a relação entre uma ação social e o sistema do qual a ação faz parte, ou, alternativamente, com o resultado da ação social em termos de um esquema dos meios e dos fins de todas as outras ações por ela afetadas.
Para Fichter (1973:166 apud Lakato, 1999), a sociedade consiste em uma “estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum”.
As culturas atendem aos problemas da vida do indivíduo ou do grupo, e as sociedades necessitam da cultura para sobreviverem. Ambas estão intimamente relacionadas: não há sociedade sem cultura assim como não há cultura sem sociedade.
O termo estrutura tem recebido diferentes conceituações de antropólogos e sociólogos, que apresentam proposições diferentes e até mesmo opostas.
Herbert Spencer foi o primeiro a empregar o termo estrutura, ao estabelecer paralelo entre a organização e a evolução de organismos vivos e a organização e a evolução da sociedade. Considerava estrutura toda a organização de células, de órgãos e de partes, ou seja, estrutura seria a maneira como as partes de um todo se encontram articuladas entre si.
No estudo