Organização social
Marketing como troca: Envolve estímulos e gerações de trocas, em que duas ou mais partes, agindo de modo deliberado e espontâneo, dão e recebem algo de valor, buscando satisfazer necessidades.
Condições necessárias para que exista uma troca:
Haver duas partes envolvidas;
Cada parte ter algo que possa ser de valor para a outra;
Cada parte ter capacidade de comunicação e entrega;
Cada parte ser livre para aceitar ou rejeitar a oferta;
Cada parte acreditar estar em condições de lidar com a outra.
Marketing como filosofia: è um principio geral orientador do trabalho da empresa que tem o cliente como elemento central. As filosofias expressam os princípios de uma organização moldam atitudes, comportamentos, facilitam a comunicação, inspiram e motivam os funcionários no desenvolvimento de suas atividades.
Marketing como processo: Serve para trocar, gerar valor, satisfazer o cliente e atender os objetivos da empresa.
Marketing one to one: Trabalha com a premissa de que clientes distintos devem ser tratados de forma distinta. Baseia-se em clientes individuais e na personalização de bens e serviços, por meio de um conhecimento profundo do mercado adquirido pelo dialogo e feedback de cada cliente. Esse tipo de marketing ajuda não apenas a conquistar mais clientes e sim a retê-los.
Oportunidades: São forças ambientais, não controláveis pela empresa, que podem favorecer sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perdurarem.
Ameaças: São forças ambientais, não controláveis pela empresa, que criam obstáculos a sua ação estratégica, podem ser ou não evitadas, desde