Organização sistema e metodos
Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na idéia de que um determinado objeto de estudo possui diversas dimensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas ciências e que conceitos e princípios emanados de diferentes ciências podem ser empregados no estudo e compreensão de determinado fenômeno por determinada ciência.
Conceito de Abordagem Sistêmica da Gestão:
A Abordagem Sistêmica da Gestão (ou Teoria de Sistemas) surgiu, juntamente com a Abordagem Contingencial, na seqüência da detecção de diversas limitações das escolas de gestão anteriores, nomeadamente as Escola Clássica e a Escola Comportamental.
O pressuposto que serviu de base à Abordagem Sistêmica da Gestão foi o de que, numa organização, as pessoas, as tarefas e a gestão são interdependentes e são componentes de um sistema que é a própria organização; tal como num sistema orgânico, qualquer mudança numa das partes afecta obrigatoriamente as restantes.
Este sistema pode ser entendido como um conjunto de elementos, dinamicamente relacionados a fim de atingir um objetivo específico através da atuação sobre dados, informação, energia, trabalho, matéria-prima e capital financeiro (inputs) por forma a fornecer informação, energia e produtos ou serviços (outputs).
Além de identificar a organização como um sistema, a Abordagem Sistêmica foi ainda mais longe ao considerá-la como um sistema aberto a influências de e para o exterior. Daqui surge uma nova forma de pensamento para identificação dos problemas e suas causas e avaliação do impacto das diversas alternativas de solução.
Dois dos principais nomes da Abordagem Sistêmica são Daniel Katz e Robert Kahn que dedicaram grande parte da sua obra ao estudo das organizações como um sistema social.
Modelo de Katz e Kahn
Danel Katz e Robert L. Kahn desenvolveram um modelo de organização através da teoria do