ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Disciplina: ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Docente: Claudia Yazlle - Módulo 3.1- Data da Entrega: 23 de setembro de 2013
Nome: Wiviane G. de Andrade - Código: 0200438 Polo: Curitiba / PR
ATIVIDADE AVALIATIVA II
1. Formulação de perguntas: Como aquelas figuras aparecem? Por que elas são sempre escuras? Para onde foram as sombras? Mas, de onde vem a luz? Por que ela muda de lugar? Como “cresce” ou diminui?
2. Participação ativa na resolução de problemas: “Elas aparecem de dia... Tem que ter dia”, afirmou um. Uma observação interessante, fez outro menino: “A sombra sempre fica atrás da gente”. Mas com a ressalva de um colega: “Não no teatro de sombras! Lá ela fica na nossa frente”. “Do Sol”, disseram alguns, “Da lâmpada”, lembraram outros.
3. Estabelecimento de algumas relações simples na comparação de dados: A turma então percebeu que elas não apareciam quando estava totalmente escuro e só existiam com a exposição de um objeto à luz. “E tem que ter algum lugar, qualquer lugar, para a sombra aparecer”.
4. Confronto entre suas ideias e as de outras crianças: Por que o anteparo feito com a trama mais fina deixava passar a luz e o grosso não? A professora explicou que alguns materiais absorvem a luz. Outros, ao contrário, deixam que ela passe.
5. Formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema em questão: “E tem que ter algum lugar, qualquer lugar, para a sombra aparecer”, disse um garoto. Foi quando a professora fez uma intervenção para ensinar os nomes corretos de tudo o que estava sendo discutido: “Para haver sombra, é preciso ter fonte de luz, objeto e anteparo”.
6. Utilização, com ajuda do professor, de diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas etc.: Junto com a turma, a professora montou duas telas: uma com tecido grosso e outra com um bem fino. Novamente a lanterna foi acesa de um lado e a turma ficou do outro para