Organização Mundial da Saúde
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE
PROFESSORA SANDRA MARIA
SÃO PAULO, 20 DE ABRIL DE 2012.
A Organização Mundial de Saúde (OMS)
Introdução
Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma agência subordinada à ONU, fundada em 7 de abril de 1948, com sede em Genebra, Suíça. Surgiu nas guerras do fim do século
XIX, no México.
Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN também conhecida como liga das nações, criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.
O objetivo da OMS, segundo sua constituição, é desenvolver e melhorar o nível de saúde de todo o ser humano de qualquer parte do planeta. Neste documento a saúde é definida como “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.”
A proposta de criação da OMS foi de autoria de delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial, havendo intensa colaboração entre Brasil e OMS.
História
A Organização Mundial de Saúde é uma das agências originais das Nações Unidas, sendo que sua constituição formal entrou em vigor em 7 de abril de 1948. Foi Jawaharlal
Nehru, um grande lutador pela liberdade da Índia quem deu parecer para começar a OMS.
Antes as atividades da Organização Mundial de Saúde da Liga das Nações, estavam sob o controle de uma Comissão Provisória após uma Conferência Internacional de Saúde.
A bandeira possui o Bordão de Asclépio como um símbolo para a cura. O
Bordão de Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina.
A entidade coordena esforços internacionais para controlar surtos de doenças, como exemplo a malária e a tuberculose, além do patrocínio para o tratamento e prevenção.
A constituição
Feito na cidade de Nova Iorque em 22 de Julho de 1946, num único exemplar, feito