Organização Mundial da Saude
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Organization1
Os Estados Partes desta Constituição declaram, em conformidade com da Carta das Nações Unidas, que os seguintes princípios são básicos para a felicidade , as relações harmoniosas ea segurança de todos os povos :
Saúde é um estado de bem-estar físico , mental e social completo e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
O gozo do mais alto padrão de saúde possível de saúde é um dos direitos fundamentais de todo ser , sem distinção de raça, religião humana , política ou condição econômica ou social.
A saúde de todos os povos é fundamental para a consecução a paz ea segurança e depende da mais completa cooperação da as pessoas e os estados.
A realização de qualquer Estado na promoção e proteção saúde são importantes para todos.
A desigualdade entre os vários países sobre a promoção da saúde e controle de doenças, especialmente doenças transmissíveis , é um perigo comum .
Desenvolvimento saudável da criança é fundamental , a habilidade viver em harmonia em um mundo que está em constante mutação essencial para um tal desenvolvimento .
A extensão a todos os povos os benefícios do conhecimento conhecimentos médicos , psicológicos e afins é essencial para atingir o mais alto grau de saúde.
Uma opinião pública informada e cooperação ativa por parte são o público de suma importância para a melhoria da saúde as pessoas.
Os governos têm a responsabilidade pela saúde de seus povos , que só pode ser cumprida por prestação de saúde adequada e medidas sociais .
ACEITAR ESTES PRINCÍPIOS , a fim de cooperar uns com os outros e com outro na promoção e proteção da saúde de todos os povos , as partes
Contratante concordam com a atual Constituição e instituído
1 A Constituição foi aprovada pela Conferência Internacional de Saúde realizada em Nova York
19 junho - 22 julho de 1946, assinado em 22 de julho de 1946 pelos representantes de 61 Estados ( Off.
Rec Wld Hlth Org . , Actes off . Org.