Organização mundial da saúde
Este trabalho tem por objetivo analisar a Organização Mundial da Saúde, uma agência especializada em saúde de âmbito mundial, apresentando seu contexto histórico, seus objetivos, estrutura, bem como demonstrar a participação do Brasil na fundação e no desenvolvimento das atividades na organização supracitada.
2. Contexto histórico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Crimeia). Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a SDN (Sociedade das Nações) criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma das agências originais das Nações Unidas, sendo que sua constituição formal entrou em vigor no primeiro dia mundial da saúde (07/04/1948) quando foi ratificada pelo 26º Estado-Membro. Jawaharlal Nehru, um grande lutador pela liberdade da Índia, deu um parecer para começar a OMS. Antes dessas operações, bem como as restantes atividades da Organização Mundial de Saúde da Liga das Nações, estavam sob o controle de uma Comissão Provisória após uma Conferência Internacional de Saúde no verão de 1946. A transferência foi autorizada por uma resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas. O serviço epidemiológico dos franceses da Office International d’hygiène Publique foi incorporado à Comissão Interina da Organização Mundial de Saúde em 1 de janeiro de 1947.
3. Bandeira
Tal quais outras organizações, a OMS possui uma bandeira, que contém o Bordão de Asclépio, que simboliza a possibilidade de cura das enfermidades e o desenvolvimento da saúde entre os povos, da melhor maneira possível.
Bandeira da OMS
4. Objetivos da OMS
A Organização Mundial da Saúde possui uma constituição, criada em 22 de julho de 1946, que descreve detalhadamente seu objetivo,