Modelo mer
Este trabalho visa apresentar um estudo detalhado sobre o Sistema de
Arquivos (File System) ReiserFS que foi desenvolvido inicialmente por Hans Reiser e que atualmente está sendo patrocinado pela empresa/distribuição alemã do sistema operacional livre Linux; SuSE e sendo mantido pela empresa NameSys.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO
Buscamos apresentar ao leitor, de forma simples e objetiva, informações como características, testes de uso, vantagens e desvantagens de se utilizar o
Sistema de Arquivos ReiserFS nas partições de um disco rígido (winchester, HD) instalado com o software sistema operacional livre Linux.
2.2 SISTEMA DE ARQUIVOS (FILE SYSTEM)
Conceito: é um sistema de armazenamento de dados que tem a função/ objetivo de fornecer ao sistema operacional uma estrutura necessária para ler/gravar/executar arquivos. Citamos também que um sistema de arquivos é a parte mais visível de um sistema de computação. Veja abaixo alguns exemplos de sistemas de arquivos juntamente com o sistema operacional que o mesmo é suportado e também seu criador/desenvolvedor:
SISTEMA DE ARQUIVOS SISTEMA OPERACIONAL
DESENVOLVEDOR
FAT
Windows
Microsoft
FAT16
Windows 95
Microsoft
FAT32
Windows 95 OSR2, 98, ME Microsoft
NTFS
Windows NT, 2000, XP
Microsoft
HPFS
OS/2
IBM
ext2
Linux
-
5
ext3
Linux
Stephen Tweedie -Red Hat
ReiserFS (3.5, 3.6, 4.0)
Linux
Hans Reiser
XFS
Linux
Silicon Graphics
JFS
Linux
IBM
O Sistema de Arquivos é criado durante a formatação de uma partição no disco rígido (HD, winchester). Após a formatação, toda a estrutura para leitura/gravação/execução de arquivos e diretórios pelo sistema operacional estará pronta para ser utilizada. No sistema operacional livre Linux, este passo é feito durante a instalação do mesmo, onde o usuário poderá escolher/optar qual tipo de sistema de arquivos será utilizado em cada partição do disco