organização eja
Educação de jovens adultos, tendo em vista que o jovem, o adulto e o idoso são sujeitos que já colocam em ações conhecimento construído e experiências de vida. Portanto é preciso considerar numa perspectiva mais ampla, as diferentes dimensões dos conteúdos.
Os estudantes que buscam os cursos da EJA procuram mais que conhecimentos prontos para serem reproduzidos. Eles querem se sentir sujeitos ativos, participativo, crescer cultural e socialmente. Cabe considerar que a EJA atende ainda estudantes com necessidades educacionais especiais que contempla a política da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a fim de garantir a esses a inclusão e a efetiva participação social.
Se o aluno não apresentar a transferência será feita uma avaliação escrita com objetivo de descobrir o conhecimento trazido por ele e será posicionado na fase de acordo com seu desenvolvimento.
O aluno só pode freqüentar a EJA aos 15 anos somente se não for alfabetizado, se já for alfabetizado só pode freqüentar a EJA somente aos 18 anos.
A EJA possui um calendário diferenciado dos demais organizado em quatro períodos.
Na 1ª e 2 ª fase da etapa do ensino fundamental será lotado um professor,cabendo – lhe assegurar o desenvolvimento dos conteúdos de todos os componentes curriculares com exceção de educação física e artes que contara com professores específicos. A partir da 3ª e 4ª fase do ensino fundamental, serão lotados professores específicos para trabalhar os componentes curriculares. Para efetivação da metodologia proposta, os professores elaborarão planejamento das aulas, atendendo ao disposto no projeto da EJA.
O curso de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental funciona da seguinte forma: 1ª e 2ª fase cinco dias na semana, de segunda à sexta – feira, com quatro aulas diárias de 50 minutos cada.
Na 3ª e 4ª fase cinco dias na semana de segunda à sexta – feira, com cinco aulas diárias de 50 minutos cada.
Será