organização dos bichos
O livro trás fatos que podem acontecer e acontecem em nosso cotidiano, seja de formas boas ou ruins. Este primeiro capitulo não chega a mostrar totalmente os absurdos que vivemos, mas sim a nossa reação em cada um destes fatos. E com isso acabam criando indivíduos (trabalhadores) cada um com um jeito diferente, e um jeito que pode prejudicar a empresa.
Um tem o jeito mandão, outro é mais calado, outro não aceita decisões, outro quer mandar mais do que o chefe.
O começo do capitulo fala de uma empresa que tinha muitos anos de sucesso, mas que por diversos motivos vinha se enfraquecendo e perdendo seus valores.
O chefe da organização acreditava que com o tempo e com sua experiência tudo voltaria ao normal, e que a empresa voltaria para os trilhos. Mas nem tudo aconteceu como ele pensava, pois a receita do bolo (a forma como ele trabalhava), já estava ultrapassada dentro do mercado.
Seus funcionários e acionistas o alertavam para a mudança, pois viam a necessidade de mudar já.
Quando o filho do dono da Organização sugeriu uma mudança ao pai, os diretores já viram que a situação da empresa estava realmente ruim.
No entanto as atitudes tomadas por Leovigildo convenceram seu pai, e ele deu espaço ao filho para que ele pudesse demonstrar seu valor e tentar salvar a empresa. Seu filho falava mais sobre a qualidade do que o preço, pois já sabia, que aumentando a qualidade aumentaria também o lucro.
Leovigildo havia sugerido grandes mudanças dentro da empresa, inclusive a recontratação de um funcionário recém demitido.
Podemos entender que para uma organização ter sucesso para sempre é preciso investir, criar, inovar, sair da mesmice, pois se não mudar ou se não criar algo, uma outra empresa ira criar e tomar seus clientes. Ou seja, uma empresa precisa estar em constante evolução. E mais, além disso, mostra que uma empresa deve ter uma ótima organização e ouvir novos conselhos, principalmente em fases difíceis.