Organização do trabalho industrial
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO INDUSTRIAL DE 1760 A 1820
DAVID OLIVEIRA CAVALCANTE - RA. C02701-4
MANAUS
2014
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO INDUSTRIAL DE 1760 A 1820
OLIVEIRA CAVALCANTE, David
RESUMO
O objetivo deste estudo é identificar as oportunidades da organização do trabalho industrial ao longo de sua tragetória, a importância no processo comercial e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade contemporânea, assim como sua sistemática evolução que ainda perdura até os dias atuais.
Palavras-chaves: Industrial. Processo. Comercial.
Desde a Pré-História o homem tem transformado matérias-primas (pedras, barro, peles, lã, trigo, etc.) em produtos úteis à sua sobrevivência. Trata-se de um antigo método de transformação a que denominou artesanato. Nesse sistema o artesão trabalhava por contra própria, possuía os instrumentos (meios de produção) necessários à confecção do produto, dominando todas as etapas da transformação, da matéria-prima até chegar ao produto. No decorrer do século 19, países como: os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Holanda, Japão e a Bélgica iniciaram sua industrialização, porém, A Revolução Industrial designa um processo de profundas transformações econômico-sociais que se iniciou principalmente na Inglaterra. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica.
É sábio que ao longo da história, a industria vem se organizando mais e mais para ter êxito em seu processo de avanço tecnológico, mas o que seria essa organização propriamente dita? Organizar significa pensar antes de iniciar uma determinada ação. Mas pensar o quê? Na maneira mais simples de fazer a tarefa, evitando complicações ou controles exagerados; no modo mais barato de fazer a tarefa; no meio menos cansativo para quem vai realizar a tarefa; num procedimento que seja mais rápido; em obter a melhor qualidade e o resultado mais confiável; na maneira menos perigosa de fazer a tarefa; numa forma de