Organização de sistemas e métodos
O estudo de Organização, Sistemas e Métodos tem o objetivo de desenvolver habilidades de investigação, pesquisa, análise e planejamento na solução de problemas relacionados aos fatos e atos administrativos do desenho e processo organizacional, principalmente para aquelas situações que envolvem atualização constante, mudanças contínuas e adaptações ao mercado altamente competitivo e exigente.
A disciplina irá proporcionar aos alunos uma visão geral, sistêmica e abrangente das ferramentas e técnicas normalmente empregadas por executivos e empreendedores na Gestão Avançada de Empresas.
HISTÓRICO
Em decorrência do crescimento das organizações, em termos de tamanho e de complexidade, foram surgindo problemas estruturais de difícil solução, desvios em relação aos objetivos previamente determinados, além da defasagem de técnicas e processos.
Tal constatação passou a exigir destas organizações uma atitude de constante atenção aos anseios da Sociedade paralelamente à revisão e ao controle interno.
A Revolução Industrial trouxe para os administradores uma preocupação constante com técnicas e processos para incrementar sua produção. No entanto, somente veio a ser estudada através da Teoria Científica de Taylor, da Teoria Clássica de Fayol e de outros precursores da administração.
Assim, constatou-se que o elemento principal para elevação dos níveis de produtividade era o "homem". Foram criadas diversas condições para que ele se sentisse realizado e motivado.
Tudo isto visava a um objetivo: criar Organizações consistentes e mantê-las funcionando harmonicamente.
Estes fatos geraram o surgimento de uma nova área de especialização, entre as funções administrativas chamada "Organização e Métodos".
Esta expressão foi usada, inicialmente, pelo norte-americano Thomas W. Wilson, sendo difundida na Inglaterra e em outros países europeus, chegando ao Brasil em 1955.
O que é Organização, Sistemas e Métodos?
Organização – é a