Organização de Empresas
O concelho de Sernancelhe situa-se na região Centro-Norte de Portugal, em plena Beira-Alta, na parte Nordeste do distrito de Viseu, ao qual pertence administrativamente.
Atravessado no sentido Sul-Norte pelo Rio Távora, um dos afluentes do Douro, Sernancelhe possui uma área de mais de 220km, estabelece fronteira com os concelhos de Trancoso; Penedono, Aguiar da Beira, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Sátão e São João da Pesqueira.
O concelho de Sernancelhe é servido por duas estradas nacionais: a EN 229, que liga Celorico da Beira a Lamego; a EN229, que liga Viseu a São João da Pesqueira. Para quem vem pela A25 e A24, demorará cerca de 40 minutos a chegar a Sernancelhe.
As águas límpidas do rio Távora irrigam os solos férteis das aldeias de Vila da Ponte , Freixinho, Faia e Fonte de Arcada.
Igreja Matriz de Sernancelhe (6 Km)
A igreja matriz, dedicada a S. João Baptista, o padroeiro da Vila, é um gracioso templo românico, quase coevo da fundação da nacionalidade e, sem dúvida, um dos mais atractivos no género nas províncias da Beira Alta e da Beira Baixa.
Arquitectando um recolhido espaço de solilóquio com o transcendente, formando um dignificante ponto de encontro e de convívio da comunidade crente, constituindo imbatível baluarte de defesa contra o inimigo, torna-se por isso, o mais significativo monumento do aglomerado: é uma edificação implantada, nos finais do último quartel do século XII (1172, da era cristã: a data que se vê, “E. MCCX”, em silhar no lado norte da cabeceira, refere-se à era de César), sobre os escombros de templo pré-românico envolto por necrópole. Desta ainda sobejam abundantes marcas em afloramentos rochosos, tais como sepulturas antropomórficas e tampas tumulares medievais com variada decoração. De entre as últimas, destaca-se uma tampa lavrada com um motivo antropomórfico geometrizado. Tal peça é de inegável interesse, dado o