Organização de computadores
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
JOABS LUZ DA SILVA
USB E FIREWIRE
Conceição do Araguaia – PA
2011
JOABS LUZ DA SILVA
USB E FIREWIRE
Trabalho apresentado ao Curso (Analise e desenvolvimento de sistema) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Organização de Computadores].
Prof. Paulo Kiyoshi Nishitani
Conceição do Araguaia - PA
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Universal Serial Bus (USB)
1.2 USB 1.1 E USB 2.0
1.3 CABOS E CONECTORES USB
2 FIREWIRE
2.1 Conectores e cabos FireWire
3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS BARRAMENTOS USB E FIREWIRE
4 AS TENDÊNCIAS DO USB 3.0 E FIREWIRE S3200
5 CONCLUSÃO
6 REFERÊNCIAS
1 Introdução
1.1 Universal Serial Bus (USB)
O usb, ou universal serial bus, criado em 1995, por empresas de tecnologia, é um revolucionário padrão de conexão de periféricos que a maioria dos usuários conhecem. Esse padrão permite que sejam conectados até 127 equipamentos em cada micro, sem a necessidade de desligar o computador para fazer as ligações, e com o reconhecimento automático dos aparelhos adicionados.
Se pararmos para darmos uma analisada, como é possível ligar 127 coisas ao mesmo tempo, já que a maioria dos computadores não vem com tantas entradas assim? A resposta é simples, devemos utilizar um aparelho chamado hub, onde o mesmo permite a conexão de vários dispositivos em uma única entrada do computador.
Antigamente, conectar dispositivos ao micro era uma tarefa um pouco difícil, na maioria das vezes, digna apenas de técnicos ou usuários com experiência no assunto. Quando a instalação era interna, a situação piorava ainda mais, pois o usuário tinha que abrir o computador e configurar jumpers.
Um conjunto de empresas, entre elas, INTEL, MICROSOFT, NEC, IBM E APPLE, observou a necessidade de criar um padrão que facilitasse a conexão de dispositivos ao computador, sendo assim as primeiras especificações comerciais surgiram e ficou conhecida