Organização de computadores
Compiladores
O trabalho de um compilador, nesta altura traduzir código escrito numa linguagem de alto nível, como C ou pascal, em assembly. Depois o assembly era convertido para código máquina por uma assemblador. Se realmente quisesse código compacto seria ótimo a única solução era programa em assembly.
VLSI
Diferente de hoje era impossível colocar muitas funcionalidade em um único chip. Antes a tecnologia apenas permitia densidades de transitores muito baixo. A arquitetura RISC começou a ser desenvolvida no inicio dos anos 80, eram colocados um milhão de transitores em um único chip, e já era considerado bastantes. As principais razões para se promover este tipo de arquitetura. ° Reduzir as dificuldades de escrita de compiladores; ° Reduzir o custo global do sistema; ° Reduzir os custos de desenvolvimento de software ; ° Reduzir drasticamente o software do sistema; ° Reduzir a diferença semântica entre linguagens de programação e maquina; ° Fazer com que os programas escritos em linguagens de alto nível corressem mais eficientemente ; ° Melhorar a compactação do código; ° Facilitar a detecção e correção de erros para ficar mais fácil de escrever os compiladores e poupar tempo e esforços dos programadores e reduzir custos de desenvolvimento de software, seria criar um sumário com uma instrução escrita numa linguagem de alto nível traduzida em assembly .
CISC
No inicio dos anos 70, os compiladores eram muito pobres, a memória era lenta e cara. Prevendo uma crise no software ficou cada fez mais barato o hardware e o software mais caro. Vários investigadores e projetistas teriam uma única maneira de contornar os problemas, que era transportar a complexidade de software para hardware que estava que estava cada vez mais barato e o tempo do programador não.
Para reduzir o tamanho dos programas tinha dois propósitos, era necessário diminuir a memória para armazenar o código e o outro