trabalhos
O conceito de religião Do Latim, Religare, no Dicionário de Filosofia de Nicola Abbagnano encontrou, dentre outras, a seguinte conceituação: “Crença na garantia sobrenatural de salvação, e técnicas destinadas a obter e conservar essa garantia. A garantia religiosa é sobrenatural, no sentido de situar-se além dos limites abarcados pelos poderes do homem, de agir ou poder agir onde tais poderes são impotentes e de ter um modo de ação misterioso e imperscrutável”. Religião refere-se ao conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade. Quando observamos a historia da humanidade, como suas culturas, modo de vida, o modo de se manifestar nos depara com essa homogeneidade cosmológico chamamos de religião.
A religião é e continua sendo uma ciência que tem um avanço significativo, a Religião continua promovendo diversos movimentos humanos no meio político e social. Pois acompanha a ampliação dos direitos ao exercício da liberdade e da crença. A liberdade à crença oferece ao individuo o direito de poder crer e seguir a religião que lhe traz um bem-estar maior, não podendo ser privado de assim o fazer.
Existem várias formas de religião, com a qual cada individuo estabelece suas formas de crenças, seus ritos, respeitando ou não o espaço de outras pessoas que pensam e acreditam em coisas diferentes.
Todas as formas de religiões têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos. A religião é a prática de atos que visam garantir a salvação espiritual através da adoração de um ser sobrenatural, imponente, todo poderoso, é uma forma de ligação entre o humano e o divino.
Referências
http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=8919. http://ep1.com.br/site/wp-content/uploads/2012/01/Nicola-Abbagnano-Dicion%C3%A1rio-de-Filosofia-parte-V.pdf http://conceito.de/religiao#ixzz3DD7VOyov