Organização de Computadores
REGIVAN DE SOUZA BATISTA
FIREWARE E USB – AS TECNOLOGIAS QUE SE CRUZAM
Santaluz
2010
REGIVAN DE SOUZA BATISTA
FIREWARE E USB – AS TECNOLOGIAS QUE SE CRUZAM
Atividade de portfólio do modulo I apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
Dentro da disciplina de Organização de Computadores.
Orientador: Prof(a). José Roberto Passini.
Santaluz
2010
Barramento Firewire X USB
O barramento FireWire (também conhecido por IEEE 1394) é um barramento externo ao micro. Ou seja, você pode instalar periféricos FireWire ao micro mesmo com ele ligado, similar ao USB. O sistema operacional detecta que um novo periférico foi adicionado e trata de instalar os drivers necessários.
Inicialmente, as duas tecnologias não eram concorrentes. A proposta inicial do USB era de substituir as antigas e pouco eficientes interfaces de entrada e saída existentes, fornecendo uma única interface que pudesse ser usada para todo tipo de comunicação entre computadores e seus periféricos. Nisto, foi absolutamente bem sucedido. Após alguns problemas iniciais de implementação e compatibilidade, o USB se adaptou perfeitamente ao que se propunha e se tornou uma interface bastante difundida.
O Firewire por sua vez tinha uma proposta de maiores requisitos, visando oferecer um barramento de alta velocidade para dispositivos multimídia e de armazenamento de massa externos, cujos requisitos de banda são bem maiores que os dos periféricos tradicionais, como mouse, teclado por exemplo. O Firewire também, após alguns problemas iniciais de implementação, serviu muito bem ao que pretendia fazer.
A grande diferença entre o FireWire e o USB é o desempenho. Enquanto que no USB os dados são transferidos a, no máximo, 12 Mbps, na versão atual do FireWire