lOGISTICA
Estudo de Caso: Logística e Transportes na Indústria Brasileira de Laticínios - Empresa A
Apresentação da Empresa:
A Empresa A é uma das maiores empresas de laticínios no Brasil e tem buscado a diversificação, principalmente na parte de produção. Sua linha de produtos, comparada com a de seis anos atrás, aumentou cerca de quatro vezes, sendo uma linha de produtos muito extensa, disponível no mercado na área de leite e seus derivados. Há três anos, a empresa investiu na linha de sucos, sua única iniciativa que não tem aplicação de leite. A polpa e o açúcar são comprados. Isso ocorreu porque a competição está muito acirrada, sendo necessário atingir novas fatias do mercado. A empresa tem exportado muito, também, principalmente o leite em pó, o condensado e o evaporado, que é um produto novo, feito para exportação.
Fornecedores:
Produtores de leite (atuando em conjunto com as cooperativas) e Empresas que fornecem embalagens, açúcar e polpa (os dois últimos devido ao fato de a empresa em questão ter investido na linha de sucos nos últimos três anos. Além de demais empresas que fornecem outros tipos de materiais necessários para obtenção do produto final.
A Empresa, atualmente, conta com uma média de 205 fornecedores de leite, visto que esse é o número de tanques da Empresa que servem para armazenagem e cada um se refere a um produtor diferente.
Suprimentos:
O produtor é associado a uma cooperativa regional. A composição é de cerca de 35 cooperativas regionais. A Empresa possui atualmente 5 fábricas. A escolha do produtor é feita de acordo com a quantidade de leite produzida e a tecnologia empregada. A Empresa "A" não quer produtor pequeno, que se localize muito longe e procura evitar também uma rota muito ruim. Dependendo da quantidade de leite, a Empresa pode até fazer uma estrada para o produtor.
Armazenagem:
Normalmente, o leite é acondicionado nos tanques de expansão, que muitas vezes estão