Organização de computadores
2. PORTAS E OPERAÇÕES LÓGICAS São dispositivos ou circuitos lógicos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma (e somente uma) saída, a qual é dependente da função implementada no circuito.
[pic]Figura 1
Um computador é constituido de uma infinidade de circuitos lógicos, que executam as seguintes funções básicas: a) realizam operações matemáticas b) controlam o fluxo dos sinais armazenam dados
Existem dois tipos de circuitos lógicos
- COMBINACIONAL - a saída é função dos valores de entrada correntes; esses circuitos não tem capacidade de armazenamento [casos a) e b) acima].
- SEQUENCIAL - a saída é função dos valores de entrada correntes e dos valores de entrada no instante anterior; é usada para a construção de circuitos de memória (chamados "flip-flops" - caso c acima).
Estas operações são fisicamente realizadas por circuitos eletrônicos, chamados circuitos lógicos (ou gates - "portas" lógicas). Computadores digitais (binários) são construídos com circuitos eletrônicos digitais - as portas lógicas (circuitos lógicos). A álgebra de Boole trabalha com apenas duas grandezas: falso ou verdadeiro.
As duas grandezas são representadas por 0 (falso) e 1 (verdadeiro).
Nota: nos circuitos lógicos do computador, os sinais binários são representados por níveis de tensão.
[pic]Figura 2
Os conectivos ou OPERADORES LÓGICOS ou FUNÇÕES LÓGICAS são:
E (ou AND) - uma sentença é verdadeira SE - e somente se - todos os termos forem verdadeiros. OU (ou OR) - uma sentença resulta verdadeira se QUALQUER UM dos termos for verdadeiro. NÃO (ou Not) – este operador inverte um termo.