Organização de computadores
Arquitetura de computadores
A evolução da informática aconteceu pelo desenvolvimento de computadores. Com a fabricação de vários modelos, surgiu a necessidade de criar um padrão.
Na década de 1980, havia apenas duas arquiteturas:
- PC, fabricado pela IBM e o Macintosh fabricado pela Apple.
A IBM tornou-se a mais popular e a arquitetura do seu computador ficou o padrão, permitindo que outras empresas fabriquem seus coputadores com a mesma arquitetura.
Os computadores modernos são baseados no desenho do cientista John Von Neummann, que contém cinco componentes básicos: * Processador * Memória * Controle * Entrada e Saída
Arquitetura de Von Neummann
CPU - (Unidade central de processamento)
É a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador e o elemento primordial na execução das funções de um computador. * Realiza todos os cálculos matemáticos e operações lógicas. * Controla o acesso à memória e aos outros dispositivos. * Uma de suas características básicas é a sua ‘velocidade de processamento’, medida em Mega Hertz. * A outra é o “numero de vias” com que transmite e recebe dado. Os mais comuns são de 32 e 64 (“bits”).
Memória:
Sua função principal é conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem elas o computador não funciona. * As memórias RAM – as mais usadas em computadores tem grande capacidade, mas perdem seu conteúdo se a energia for desligada. * As memórias ROM são mais caras e menores, mas seu conteúdo é imutável – não se apagam mesmo na falta de energia. * As memórias FLASH combinam características das duas anteriores isto