Organização das Políticas Públicas na educação básica
Organização das Políticas Públicas na educação básica
Abordagem histórica vanessa
Lorena , 17 de Setembro de 2013
FATEA – FACULDADES INTEGRADAS TERESA D’ ÁVILA LORENA – SP – 2013 DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
De acordo com Ferreira (2008) , no período da emancipação política brasileira as forças hegemônicas Impulsionaram o movimento Independência Nacional.
No Período Colonial, as Elites tinham um grande poder sobre a sociedade,
Eles tinham interesse em estar sempre à frente do comando.
Suas intenções eram de conquistar a emancipação para que assim pudessem realizar politicamente suas condições econômicas sobre sociedade. As Intenções eram liberar as atividades produtivas do domínio metropolitano, e o trabalho escravo era apoiado pelas elites dominantes.
O Domínio Português foi destituído e a monarquia brasileira se fortaleceu, os mecanismos ganharam seu próprio poder privado.
Em 1924 foi implantada a primeira constituição , ele indicava parâmetros a inviolabilidade dos direitos civis e políticos do cidadão brasileiro.
Segundo Ferreira , o sistema dual tinha a intuição de seguir os moldes europeus, com isto destinava-se a atender as demandas das elites para que a massa dominante pudesse prosseguir nos estudos nas instituições de ensino superior.
O poder central tinha a responsabilidade de controlar o sistema secundário, acadêmico e superior.
A iniciativa de ministrar o ensino era do poder publico e privado.
A intenção era permitir a elite conhecimento ou seja , alunos que ao concluírem seu curso se formariam em bacharéis e letrados podendo exercer qualquer cargo publico. O segundo sistema destinava-se a população livre e pobre pessoas