Organização celular
A teoria celular afirma que “toda matéria viva é composta de células”, que “as células surgem de outras células” e que “todas as reações metabólicas de um organismo vivo ocorrem dentro da célula”. O número de tipos celulares diferentes é muito grande. Cada célula é uma unidade completa e, em parte, auto-suficiente.
Uma célula eucarionte é composta de membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é uma membrana lipoproteica, com uma dupla camada de fosfolipídios e proteínas espalhadas entre as moléculas lipídicas. Nas células vegetais, além da membrana, tem também a parede celular, composta principalmente de celulose. O núcleo fica envolvido por duas unidades, que juntas, formam o envoltório nuclear. É nele lá que estão os cromossomos, compostos de DNA e proteína. Quando a célula não está em divisão, os cromossomos existem em uma forma distendida, chamada cromatina. O citoplasma fica localizado entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. É entrecortado por uma rede de tubos e canais membranosos, onde ocorrem a produção e o transporte de diversas substâncias celulares. É no citosol, substância que compõe o citoplasma, que estão às organelas celulares
Os ribossomos realizam a síntese protéica, ligando os aminoácidos uns aos outros.
O complexo de Golgi é constituído por bolsas membranosas achatadas (cisternas) empilhadas umas sobre as outras. É responsável pela secreção celular, fabricação de lisossomos e origina o acrossomo dos espermatozóides.
Os lisossomos são responsáveis pela digestão celular. Podem atuar de duas maneiras: digerindo o material capturado do exterior por fagocitose ou por pinocitose (função heterofágica) ou digerindo partes desgastadas da própria célula (função autofágica).
As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas, das quais a interna se dobra e forma uma complexa estrutura membranosa interior. É nelas que ocorre a respiração celular e a produção de energia.
No retículo