alentejo - gastronomia
"Vai uma festa em casa.
E agora a chama doira de glória o corpo do imolado.
Matou-se o porco. É bem singelo o drama, mas como o ser nos freme alvoraçado."
António Sardinha
Trabalho realizado por: Cindy Duque Brites
Disciplina: Introdução Cozinha/Pastelaria
Índice 1. Introdução 3
2. Breve descrição da gastronomia Alentejana 4
3. Enumeração das mais prestigiadas receitas do Alentejo 5
3.1. Sopas 5
3.2. Peixes 5
3.3. Migas 5
3.4. Aves e caça 5
3.5. Carnes 6
3.6. Legumes/leguminosas 6
3.7. Doces 6
4. Fichas técnicas de região 7
5. Conclusão 15
6. Bibliografia 16
1. Introdução
Ao longo deste trabalho pretendo dar a conhecer, de uma forma sucinta, a região do Alentejo, no que diz respeito à sua gastronomia. Pois nem tudo no Alentejo se resume a açordas, que embora originem pratos sublimes não são tudo nesta gastronomia, tendo então outras iguarias que tornam esta região tão famosa no que toca a cozinha tradicional.
Pretendo também, numa fase inicial, apresentar uma pequena contextualização desta cozinha, ligada à região e aos recursos disponíveis na zona.
Espero que com este trabalho possam levar convosco um pouco da essência do Alentejo, daquilo que melhor se come numa região tão tradicional.
2. Breve descrição da gastronomia Alentejana
Como é do conhecimento geral a região Alentejana tem consigo um enorme património culinário, património este que já perdura desde os tempos pré-históricos, tendo vindo a evoluir ao longo dos séculos, consoante a evolução da sociedade e dos novos métodos de confeção, mantendo sempre a essência tradicional. E que como Hernâni Matos diz: “É património para mastigar, para saborear e para lamber os beiços, a comer e a chorar por mais, pois barriga vazia não conhece alegrias... Por isso, apetece gritar bem alto: - Viva o património mastigável!” Por ser uma zona com vários recursos disponíveis, é possível verificarmos que na