organização celular e osmose
Ciências Biológicas 3
Organização Celular e Osmose
Caxias – MA
Setembro/2014
Organização Celular e Osmose
Trabalho desenvolvido na disciplina de Biologia Celular sob a orientação da Professora
Caxias, 2014
Resumo
Esta analise foi desenvolvida com o objetivo de observar as estruturas celulares através do microscópio ótico-composto nas lentes de 4, 10, 40 e 100. O método utilizado foi à microscopia, foram observadas nas células, estruturas tais como: parede celular, núcleo celular, ribossomos e membrana plasmática. Constatou-se que os métodos de microscopia usados minuciosamente são eficazes para observar estruturas microscópicas.
Palavras chaves: Estruturas, Microscópio, Células, Núcleo, Ribossomos.
1. Introdução
O respectivo trabalho visa analisar estruturas celulares tais como: parede celular, núcleo celular, ribossomos e membrana plasmática. Não foi possível a visualização de certas estruturas como a membrana plasmática devido a sua espessura, mas foi possível percebe-la através da plasmolização da célula.
A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.
O núcleo celular é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar