Cartografia
Alunos: Pedro Ramon e Débora Rayane
Série: 3° Ano do Ensino Médio
Professora: Juliana
Disciplina: Educação Física
Tema:
Handebol de Praia
Sumário:
Página 1: Apresentação
Página 2: Sumário
Página 3: Introdução
Página 4,5 e 6: Desenvolvimento
Página 7: Conclusão
Página 8,9,10,11 e 12: Fotos e diversidades.
Introdução:
Você conhece o handebol de areia? Você sabia que o Brasil é uma das principais seleções (masculinas e femininas) nessa modalidade? Pois é, além de muitos títulos mundiais, na última edição da competição mundial, a equipe feminina saiu com um 3º lugar e a masculina com a Prata, mostrando assim que a cada ano a equipe tem conseguido se manter na elite mundial da modalidade.
O Handebol de areia é uma modalidade que, apesar de carregar o nome “handebol” possui diferenças significativas se comparada ao “handebol de quadra”.
Na década de 80, o handebol era praticado nas praias brasileiras apenas como uma recreação de verão. Usavam-se as dimensões de uma quadra e as regras do handebol de salão.
Porém, as primeiras competições oficiais de handebol de praia foram organizadas pelos italianos em 1993, na praia de Giulianova. Além dos times locais, participavam também algumas equipes da cidade de Teramo. Simultaneamente, holandeses também desenvolveram regras para essa nova modalidade. Após algumas sugestões e trocas de experiências, ambos países - Itália e Holanda - elaboram as novas regras que logo seriam oficializadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol).
Desenvolvimento:
*Mudanças em relação ao handebol de quadra:
Essas mudanças iniciam-se pelo número de jogadores em quadra. Enquanto que no handebol de quadra, temos 7 jogadores, dos quais 1 deve ser um goleiro, no handebol de areia esse número é diminuído para 4 jogadores dos quais 1 é o goleiro. A quadra também é substancialmente menor.
Figura 1: Dimensões da quadra