organizaçao
A capacidade humana de gerir, de organizar com vista a um fim, é uma característica da espécie humana, que não existe nas outras espécies.
Uma organização é uma entidade social, constituída e estruturada voluntariamente e orientada para atingir metas e objectivos bem definidos.
Temos organizações sem fins lucrativos e organizações com fins lucrativos – as empresas.
As empresas são assim um caso particular de uma organização.
Mas qualquer que seja o tipo de organização, a sua gestão deve ser rigorosa. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não são só as empresas que devem ser bem geridas. Também as organizações sem fins lucrativos o devem ser pois estão a utilizar os recursos que lhe são postos à disposição para atingirem metas e objectivos. Não há preocupação de lucro neste caso, mas sim de responsabilidade social!
A gestão é então o processo que visa atingir as metas e os objectivos da organização, de forma eficaz (atingir o objectivo externo à organização) e eficiente (objectivo interno à organização que pretende que o objectivo externo – eficácia - seja atingido com os menores custos e utilizando os menores recursos internos possíveis), através de:
1- planeamento;
2- organização;
3- liderança;
4- controlo dos recursos disponíveis
Vejamos então em que consistem essas quatro funções da Gestão:
1- Planeamento envolve a definição das Metas, decisão sobre as tarefas e selecção dos recursos (Humanos, Financeiros, Materiais, Tecnológicos) necessários para atingir as metas/objectivos delineados.
2- Organização, traduz o modo como a empresa planeou a sua actividade. Consiste na atribuição de tarefas, no agrupamento de tarefas em órgãos/departamentos (organigrama), com a afectação de pessoas aos respectivos grupos (preenchimento de organigrama) na delegação de autoridade e responsabilidade, e na distribuição de recursos pela empresa.
3- Liderança, para dirigir, influenciar e motivar os