Organiza O E Gest O Com Capa
Maria da Gloria dos Santos
RA: 5666141113
Diciplina:Fundamentos da Gestao em Educação
Professora: Milene
Brasilia- DF
26 de Marco de 2015
Organização e Gestão
Repensando a gestão da Escola Púbica: Tendencia para uma organização autonoma.
As evidentes mudanças cientifica-tecnologicas, economicas, sociais, politicas e culturais, ocorrida no mundo contemporaneo tem influenciado direto e indiretamente o organiza~ção da sociedade que corretamente reflete em seus processos educacionais.
Em sincronia com essas mudanças que já vem de outrora a organização da sociedade mediada por essas relações refletiu em diferentes contexto historicos e formas de desenvolvimento da gestão pedagogica e administrativa, buscando referencias nos mais variados espaços de composição social.
Para cumprir sua missão a escola precisa considerar as praticas da sociedade, seja ela de natureza social, politica, economica ou cultural, sendo assim e essencial conhecer dessa comunidade, seus anseios, sua forma de organização, seus costumes e valores.
Vizualizamos a escola como uma instituição social e percebemosque a escola é como uma organização viva que constatemente se altera ,se modifica e se constroi, sendo neste sentido, faz necessario pensar em uma escola com múltiplos agentes.
Administrar uma escola pública não é apenas aplicar métodos e tecnicas educacionais, administar é uma busca constante de mecanismo que permitam que a escola produza uma educação de qualidade em que todos os agentes envolvidos possam participar.
A gestão educacional, quando pensada numa perpectiva democratica, nos revela a necessidade de pensarmos numa escola que se caracterize apenas pelo gestor, mas que considere principalmente a participação de todos os envolvidos, sendo eles alunos o principal agente e para ele e por ele que existimos, funcionarios em geral sendo eles porteiros, merendeiras, turma da limpeza, auxiliares, professores, coordenadores, vice diretor, diretor e comunidade cada