ORGANIZA O POLITICA
INTRODUÇÃO 1
ASPECTOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA 2
ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA 3
NATUREZA DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA 4
FORMAS DE GOVERNO 5
ORGANIZAÇÃO INDIFERENCIADA 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
O respectivo tema aborda sobre a Organização Politica, começo por definir que: é um conjunto de instituições através das quais se mantêm a ordem, o bem-estar e a integridade do grupo, sua defesa e protecção. Essas instituições regulam e controlam a vida da sociedade, garantindo a seus membros: direitos individuais - ao mesmo tempo em que exige o cumprimento de suas obrigações; organização do governo local - aldeia, cidade.
ASPECTOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
A organização política dos anarquistas é uma tentativa histórica, uma necessidade de nossa ideologia e também um mecanismo para acumularmos trabalho militante e aí termos a chance de contribuir para um processo de luta e transformação social. Assim como os sindicatos livres eram a casa do trabalhador, a organização anarquista tem de ser o espaço de nossa militância. Através dela, como meio de implementar a ideologia na realidade, os anarquistas têm as condições de interferir na história e talvez, dependendo da intensidade da luta, ameaçar em sério este sistema.
Mas, construir esta organização tantas vezes falada, não é tarefa fácil. Talvez seu funcionamento, uma vez começado, seja simples. Neste primeiro momento, são necessárias mudanças na actuação militante e também na discussão colectiva, o que geralmente, acarreta algumas dificuldades. A primeira atitude é começar a definir colectivamente - sem pressa mas sempre trabalhando com prazos marcados e respeitados - acordos para o trabalho interno. Isto implica, desenvolver e caracterizar algumas ferramentas da militância política, tais como:
Conceitos básicos para trabalhar (luta, processo, classes, povo, ideologia, sistema, dominação.)
Critérios de funcionamento interno